Estamos exaustas

ame-se!

Faltam poucos dias para o Natal, o recesso de final de ano está batendo à porta e nas redes sociais pipocam postagens de mulheres desesperadas para cumprir prazos, organizar a ceia, cumprir metas, comprar presentes e ainda estarem belas e plenas ao receber aquele parente desagradável que faz piadinhas preconceituosas.

Lembro da infância, quando as mulheres da família se preparavam para o final de ano. Elas costuravam roupas novas para a missa, enfeitavam a casa, planejavam a ceia e organizavam os presentes, tudo ao som dos clássicos discos de Natal. Elas eram organizadas e planejavam também o Ano Novo. Um trabalhão danado que eu assistia tranquila, enquanto aproveitava as férias escolares para infernizar a vida do meu irmãozinho.

A tarefa não era fácil, mas parecia prazeirosa. A realidade das mulheres de hoje é tão insana que a tarefa de enfeitar a casa se tornou um alívio para o estresse. Uma conhecida contou que esse ano esqueceu o celular dentro da geladeira e foi a uma reunião na data errada. Isso tem nome e se chama cansaço.

Estamos à beira do abismo e ao fundo nos espera 2020, uma nova década, uma nova fase. Não há escapatória, o jeito é encarar com a esperança de que as coisas melhorem. A questão neste momento é: como chegaremos lá? Podemos descer com cuidado, observando os obstáculos do caminho e aprendendo a lidar com eles, percebendo os perfumes, ouvindo os sons, dando a mão a quem encontrarmos, vivendo os momentos… ou podemos nos atirar, no mesmo ritmo frenético dos últimos tempos, abraçando a nova fase do jeito que terminamos 2019: acabadas, destruídas, sufocadas. Plenas por fora, exaustas por dentro.

Estas singelas linhas são um convite para você que também está se sentindo desnorteada e exausta. O mundo não vai nos esperar, o ritmo não vai diminuir, as coisas não irão mudar. Não se continuarmos nesse jogo insano onde todos saem perdendo.

Quem pode tornar sua vida melhor é você! Seja gentil consigo, aprenda a dizer não, a estabelecer limites, a respeitar o seu tempo. Encontre espaço na agenda para você, para cuidar da mente e do corpo. Torne-se protagonista da própria vida. Comece entendendo que o mundo não vai acabar no dia 31/12 e ao invés de começar o ano juntando cacos, comece semeando uma década de autoamor, pois é com ele que iremos nos fortalecer para vencer o mundo.

O que você vai fazer por você em 2020?


Montagem baseada na foto de Yoann Boyer on Unsplash

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s